segunda-feira, 23 de junho de 2014

Quando começamos a trabalhar com robótica, descobrimos a importância de um circuito eletrônico que é indispensável para quase todo projeto: a Ponte H. 

O que é ponte H e para que serve? 
Sabe-se que um motor de corrente contínua (DC) muda o sentido de sua rotação aos invertermos seus polos, conforme a figura 1. Isto pode ser feito manualmente, porém, quando estamos trabalhando com robótica, mecatrônica, ou em qualquer projeto que envolva motores DC, precisamos de uma chave "automática" que faça essa inversão da corrente, no tempo certo e da forma que desejamos e é aí que surge a importância da Ponte H. 
Figura 1. O sentido da rotação é dado pelo sentido da corrente. 
Fonte: newtoncbraga.com.br
A ponte H é feita com alguns transistores que são colocados estrategicamente de modo a "ordenar a corrente" de acordo com o desejado. Todavia, atualmente  para quem trabalha com Arduino, não necessiamente precisa lidar com estes transistores para criar uma ponte H, pois já existem shields com tudo pronto (Figura 2).  Há também circuitos integrados(Figura 3) que podem ser usados e o usuário poderá obter um bom resultado. Todavia, é de grande importância que conheçamos os princípios básicos de tudo isto para um melhor resultado em nossos trabalhos. 


Figura 2: Ponte H para dois motores DC. Fonte: filipeflop.com
Figura 3: Circuito Integrado L293D.
No nosso caso, no projeto do Robô Industrial, não precisaremos colocar a mão na massa para criar um ponte H, pois a placa controladora que utilizaremos, a RoMeo V.1 possui um chip L298, ou seja, uma ponte H para utilização de 2 motores DC de até 2A (controle de rotação e sentido de 2 motores de maneira independente).

Como funciona uma ponte H?
A fim de conhecer melhor o funcionamento da Ponte H, vejamos o vídeo a seguir feito pelo Laboratório de Garagem:


E aí, achou interessante? Quer aprender mais? Assista as três vídeo-aulas a seguir e ao final você estará apto a comprar seus transistores e contruir sua própria Ponte H.
Fonte:
Braga. Newton C, Conheça as pontes H (MEC068a). Disponivel em:<http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/robotica/5166-mec068a> Acesso em 27 de junho de 2014.

Alói, Renato. Curso Arduino Advanced. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=V9qcNztQyks&feature=youtu.be> Acesso em 27 de junho de 2014.

Deixe seu comentário:

0 comentários :

Postar um comentário