terça-feira, 15 de julho de 2014

Já pensou em controlar seu robô ou qualquer outro projeto feito em Arduino através de um PC ou celular? Então, umas das soluções pode ser usar um módulo bluetooth.

No caso de usar um PC para controle este tutorial está completo, no caso de celular será preciso um pouco mais de estudos para aprender e programar para Android, iOS ou qualquer outro sistema operacional móvel.

Obviamente você precisará de um Arduino “original” ou um clone.

Também precisará de um módulo bluetooth. O que utilizei neste tutorial é um módulo bluetooth do tipo HC-05 e baixo custo fornecido pela Tato Equipamentos Eletrônicos. Esse módulo emula uma porta serial o que torna muito simples sua utilização e o código do sketch bem curto.
Primeiro ligue os pinos VCC do módulo ao 5V do Arduino e o pino GND do módulo a um GND do Arduino:
Ligue o pino RXD do módulo ao pino digital 7 do Arduino e o pino TXD do módulo ao pino digital 6 do Arduino:
Vamos ao código:
01.#include <SoftwareSerial.h>
02. 
03.SoftwareSerial bt(6, 7); // RX  TX
04.int led = 13;
05.int caractere;
06. 
07.void setup() {
08.bt.begin(9600);
09.pinMode(led,OUTPUT);
10.}
11. 
12.void loop() {
13.if (bt.available()) {
14.caractere = bt.read();
15.if(caractere == '1') {
16.digitalWrite(led,HIGH);
17.bt.println("OK, led ligado.");
18.}
19.if (caractere == '0') {
20.digitalWrite(led,LOW);
21.bt.println("OK, led desligado.");
22.}
23.}
24.delay(100);
25.}
Neste sketch criarmos uma porta serial via software usando os pinos digitais 6 e 7 do Arduino, com isso não compartilhamos os pinos 0 e 1 o que nos forçaria a desconectar o módulo toda vez que fosse necessário reprogramar o Arduino.
Depois de iniciar a comunicação com 9600 bps é só ficar verificando se há dados na porta serial e se houver realizar as tarefas desejadas. Lembre-se o bluetooth é como uma porta serial sem fio!
Para testar podemos usar o Windows para enviar e receber dados para o Arduino, basta que seu computador tenha um dispositivo bluetooth nativo ou conectado a ele. Siga os passos abaixo:
Clique no ícone do seu dispositivo Bluetooth na bandeja do sistema, em seguida em Mostrar Dispositivos Bluetooth:
Na janela que aparecerá clique em Adicionar um Dispositivo:
Após breve pesquisa aparecerá o módulo HC-05:
Clique sobre o dispositivo encontrado e você será solicitado para entrar com a senha de pareamento, que no caso é 1234. Em seguida clique em Avançar:
Em seguida o dispositivo aparecerá na lista como adicionado:
No ícone Bluetooth da bandeja do sistema, clique sobre a opção Abrir Configurações:
Na janela que aparecerá selecione a aba Portas COM, nela você saberá em que porta COM o módulo está transmitindo e/ou recebendo dados:
Agora, com um programa qualquer de conexão serial, podemos receber os dados enviados via Bluetooth. No meu caso utilizei o puTTY, bastando inserir a porta COM e a velocidade:
Estando tudo OK é só digitar 1 para ligar o LED do pino 13 e 0 para desligar:
Com isso fica fácil estabelecer conexão bluetooth entre seu projeto e um computador, celular ou tablet. Basta realizar a conexão entre os dispositivos e usar um software capaz de enviar dados pela porta serial criada.

Depois disso é só inventar!
 



 Fonte:
Fernando Bryan Frizzarin, Utilizando módulo bluetooth com Arduino. Disponivel em:<http://goo.gl/yQG9FF> Acesso em 15 de Julho de 2014.

Cássio Agnaldo Onodera, Experiencia Arduino + Bluetooth + Android - parte 1/3. Disponivel em:<https://www.youtube.com/watch?v=IwnofqvGKow> Acesso em 15 de Julho de 2014.

Deixe seu comentário:

0 comentários :

Postar um comentário