terça-feira, 1 de julho de 2014

Hoje em dia é comum encontrar sensores de distância instalados na traseira de carros para auxiliarem os motoristas na hora de estacionarem. Esses sensores detectam objetos que estão em uma determinada distância e caso o sistema decide que o objeto está muito perto do carro, ele emite um beep . Os sensores de distância tem várias aplicações no meio comercial e industrial, como por exemplo, em residências e em escritórios para indicar a presença de alguém no ambiente.
Alguns desses sensores emitem um beep e outros acendem uma luz.




Os sensores são capazes de medir a distância que são em relação a um objeto por meio de um sistema de medição de ecos. Os sensores são formados por um transistor que emite um breve pulso de energia ultra-sónica. Quando o pulso é refletida por um objeto, o sensor capta os eco produzidas por um receptor, e por um sistema de processamento do sinal, calcula a distância que está do objeto. A fórmula para calcular a distância de um sensor ultra-sônico é:
d = 1/2 v · t
Em que d é a distância, v é a velocidade e t é o tempo.

Usos e Benefícios

Devido às suas características, podemos encontrar sensores ultra-sônicos em aplicações, tais como:
  • Medição de nível - em tanques contendo produtos diferentes na forma líquida.
  • Controle de colisões em sistemas de estacionamento.
  • Controle de posição em áreas como robótica, indústria de plástico, etc.
  • Controle enchendo tanques.
As principais vantagens destes sensores são:
  • Não há necessidade de contato físico para detectar objetos.
  • Bom custo-benefício
  • Em comparação com outras tecnologias, com base em dispositivos de ultra-som são compactos e leves.

Este sensor, não necessitando o contato físico com o objeto, fornece a capacidade de detectar itens frágeis, como tinta fresca, também detecta qualquer material, independentemente da cor, na mesma medida, sem correção ou fator de correção. Sensores ultra-sônicos têm uma função de aprendizagem para definir o campo de detecção, com um intervalo mínimo e máximo de seis milímetros de precisão. O problema com estes dispositivos são áreas cegas e o problema de falsos alarmes. A zona cega é a área entre o lado sensível do detector e da amplitude mínima a que qualquer objecto pode ser detectado de forma segura.
Os sensores ultrassônicos são amplamentes utilizados no desenvolvimento de projetos em arduino, principalmente em robores autônomos.

Para melhor entendimento colocamos um video que explica bem o funcionamento de um sensor ultrassônico do canal do Renato Aloi no Youtube.



Referência

Mecatronica Atual, Sensor de nível ultra-sônico. Disponivel em:<http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/1786-sensor-de-nvel-ultra-snico> Acesso em 27 de junho de 2014.

Renato Aloi, Curso Arduino Advanced - Aula 20 (Sensor de Distância Ultrassônico) seriallink.com.br. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HlkD85IRxc> Acesso em 27 de junho de 2014.

Newton C Braga, Como funconam os sensores Ultrasônicos. Disponivel em:<http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/5273-art691> Acesso em 27 de junho de 2014.






Deixe seu comentário:

0 comentários :

Postar um comentário